Hoje é 29 de março de 2024. Bem vindo! End.: Rua Antonina Junqueira, 195-A (2º andar) Centro, São João da Boa Vista-SP | CEP 13870-902 | Fone: (19) 3634-4111 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h | imprensa@camarasjbv.sp.gov.br

02/10/2015
Campanha orienta população a não dar esmola nas ruas; Câmara Municipal participa do lançamento

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista participou, na manhã desta sexta-feira (02/10), do lançamento da campanha “Não dê esmolas: dê cidadania”, promovida pela Prefeitura em parceria com Associação Comercial e Empresarial (ACE), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e Ministério Público. O objetivo é reduzir a mendicância em praças e pontos de grande circulação.

O presidente da Câmara, Claudinei Damalio, compôs a mesa de autoridades ao lado de (ordem de aparição na foto): capitão Alexandre Bergamasco, da Polícia Militar; diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Eliane Buciman; presidente da ACE, Antônio Baesso Júnior; vice-prefeita municipal, Patrícia Magalhães; e presidente do Conseg, David Noronha. Também compareceram os vereadores Elenice Vidolin, Fernando Betti e Roberto Campos.

Claudinei ressaltou que a Câmara Municipal está à disposição das autoridades e do público para colaborar com o sucesso da campanha. Os membros da mesa contaram o histórico de reuniões sobre o tema e abordaram a necessidade de ações conjuntas.

Foram apresentados dados e conceitos sobre moradores de ruas e pessoas que costumam pedir dinheiro nas vias públicas sanjoanenses. Segundo a campanha, “dar esmolas só estimula o consumo de álcool e outras drogas, além de favorecer a permanência das pessoas em situação constante de violência social. Existem várias maneiras de auxiliar o próximo”. A campanha sugere que, para isso, os moradores de São João direcionem suas doações às entidades assistenciais. “Dê mais que esmola, dê futuro” é outro lema.

De acordo com o assistente social João Júnior da Silva Ramos, nem todos os que pedem esmola habitam em São João, pois foi identificado um grupo de migrantes que pediam na cidade mas que percorreram diversos municípios com a mesma atividade.

Cartazes, placas e banners estão sendo distribuídos para conscientizar a população a não dar esmola. Além da conscientização, a Prefeitura realiza o “Mutirão Social - Projeto Ressocializar”. De acordo com o Executivo, moradores de rua que aceitarem tratamento contra álcool e drogas, principais fatores que levam à situação de mendicância, poderão receber atendimento qualificado e terapêutico no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e pernoite no albergue noturno.

Os telefones do Departamento de Assistência Social, para mais informações ou solicitação de apoio, são: 3631-0301 / 3631-0302 / 3631-0304. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Departamento fica na Rua General Carneiro, 344, Centro.