Hoje é 28 de março de 2024. Bem vindo! End.: Rua Antonina Junqueira, 195-A (2º andar) Centro, São João da Boa Vista-SP | CEP 13870-902 | Fone: (19) 3634-4111 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h | imprensa@camarasjbv.sp.gov.br

13/08/2015
Comissão de Segurança da Média Mogiana reúne vereadores em Santo Antônio do Jardim

A Comissão de Segurança da Média Mogiana, que engloba os 16 municípios da Região de Governo de São João da Boa Vista, realizou na noite desta quarta-feira (12/08) sua oitava reunião mensal, desta vez na Câmara Municipal de Santo Antônio do Jardim.

Pela Câmara de São João, participaram o presidente do Legislativo, Claudinei Damalio; o presidente da Comissão de Segurança, vereador Gérson Araújo; e o secretário da comissão, vereador Fernando Betti. Compuseram a mesa de trabalhos presidentes de Câmaras e representantes da polícia e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Gérson informou que está em fase adiantada de negociações a constituição de uma escola de formação de soldados da Polícia Militar em São João, para atender a área do 24º Batalhão da PM, o que poderia garantir a permanência de um novo contingente na cidade. O projeto original está sendo modificado, com apoio de uma empresa local.

Ele mencionou um recente roubo contra carro-forte entre Mococa e Cajuru, com ladrões fortemente armados e que resultou em uma morte e fuga de 37 presos, o que ressalta a necessidade do fortalecimento do efetivo policial. “Nossa região passa por algumas transformações e precisamos dar apoio a Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e Corpo de Bombeiros. É nosso dever, porque somos cobrados em nossos municípios”, disse Gérson.

Já houve implantação de ronda rural em Aguaí e agora o pedido é de reforço na zona rural de Casa Branca. As outras solicitações foram registradas e serão encaminhadas. A próxima reunião da Comissão de Segurança será realizada em 9 de setembro, na Câmara de Divinolândia. Além disso, Gérson informou que, na próxima semana, deverá ir a São Paulo verificar o andamento dos pedidos protocolados em julho pela caravana de vereadores que foram à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Relatos dos vereadores

No encontro desta quarta-feira, Betti informou o resultado de uma reunião da qual participou em julho, no Comando de Policiamento do Interior (CPI 9), de que existe possibilidade de a futura escola de soldados fornecer treinamento também a Guardas Municipais de prefeituras da região. Já Claudinei afirmou que a representatividade da Comissão de Segurança impressionou a SSP.

Odair Biriba, de Caconde, reclamou de roubos no distrito de Barrânia e abusos cometidos nas ruas por um motociclista. Ele pediu reforço no patrulhamento, sobretudo em finais de semana. Foi sugerido que os parlamentares firmem convênio de trânsito com a PM. Problema semelhante envolvendo motos, perto de um posto de saúde, foi comunicado por Benedito Passoni, presidente do Legislativo de Divinolândia.

Wagner Genari, presidente de Casa Branca, relatou que roubos em distritos rurais estão constragendo a população e que a grande extensão da zona rural demanda mais controle policial.

Denise Nogueira de Oliveira Andrade, de São Sebastião da Grama, também pediu reforço para a zona rural, onde pessoas têm atacado a colheita de café. “Ladrões agem todo ano. Eles roubam o café do terreiro, ocorreu esta noite, ensacam, passam a noite na fazenda. Acho isso um desaforo, com a agricultura tão difícil de tocar, a família trabalhando o dia todo e à noite ladrões ensacam e levam. É uma vergonha”, disse. Dificuldade parecida foi informada por Ivone Maria de Carvalho Ribeiro, de Itobi. De acordo com ela, ladrões estão atacando agricultores na colheita de cebola. “Agora que o preço da cebola melhorou, estão roubando. É tanto sacrifício e em poucas horas ladrões levam o que demorou meses para ser cultivado”, reclamou. Ela também relatou várias brigas e roubos.

Luiz Alberto Tangerino, anfitrião da noite, afirmou sentir certa melhora no policiamento, mas citou caso de agressão ocorrido contra policiais que trabalhavam em Santo Antônio do Jardim e que houve necessidade de envio de outros PMs para auxiliar na ocorrência. “Já pedimos implantação de uma Guarda Municipal”, informou. Gabriela Sueitt, também de Jardim, relatou preocupação nas proximidades de alguns estabelecimentos comerciais.

Brasilino de Moraes, de Mococa, informou ocorrências num distrito do Município, pedindo reforço. Segundo ele, a Atividade Delegada está auxiliando, mas a população não sabe ao certo os horários da presença dos policiais.