Hoje é 24 de abril de 2024. Bem vindo! End.: Rua Antonina Junqueira, 195-A (2º andar) Centro, São João da Boa Vista-SP | CEP 13870-902 | Fone: (19) 3634-4111 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h | imprensa@camarasjbv.sp.gov.br

12/08/2015
Câmara entrega Título de Cidadão Sanjoanense ao presidente do Tribunal de Justiça

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista entregou na noite desta terça-feira (11/08), em sessão solene realizada no Salão do Júri do Fórum “Plínio Barreto”, o Título de Cidadão Sanjoanense ao desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo.

Do Legislativo, estiveram presentes o presidente Claudinei Damalio e os vereadores Fernando Betti; Gérson Araújo, autor da homenagem; e Reberson Menezes. A mesa de autoridades foi composta por Nalini, pelo prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e pelo juiz diretor do Fórum, Danilo Pinheiro Spessotto.

Também prestigiaram a cerimônia, que inaugurou o novo Fórum da Comarca de São João, juízes, promotores, comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, reitores das instituições de ensino locais, vereadores da região, diversas autoridades municipais e estaduais, advogados e servidores do Poder Judiciário.

Em discurso, Claudinei Damalio afirmou que foi uma honra ter o presidente do TJ em São João, sendo notório o empenho dele para melhorar as condições de trabalho dos juízes, promotores, advogados e servidores da Justiça. “Como consequência do investimento feito, quem sai ganhando é a população.” Claudinei pediu a Nalini que leve “essa boa lembrança de São João e olhe sempre com atenção as demandas do Poder Judiciário que se referem à nossa cidade”.

Gérson Araújo parabenizou Nalini e destacou que sua presença fortaleceu “o processo de transformação da obra de engenharia numa casa de cumprimento das leis e de sonhos, lugar da construção de um futuro melhor a milhares de pessoas que por aqui passam. É nas mãos do Poder Judiciário que se encontram sabedoria e imparcialidade para julgar o destino de muitos. Aí reside a grande responsabilidade dos que dedicam suas vidas à magistratura”. Segundo Gérson, a dedicação de Nalini e dos juízes, promotores e servidores da Justiça coloca o Fórum num patamar de referência para o Estado de São Paulo e até mesmo para outras unidades da federação.

O prefeito Vanderlei de Carvalho afirmou que o novo Fórum era um sonho da cidade e muitas pessoas trabalharam por ele, como o ex-prefeito Nelson Nicolau e Sidney Beraldo, que à época era secretário de Estado, além de vários juízes. “Ficamos felizes porque hoje o senhor está aqui entregando essas melhores condições àqueles que demandam o trabalho do Fórum e porque o senhor se torna cidadão sanjoanense. Para nós é motivo de grande alegria saber que temos no Tribunal de Justiça um cidadão sanjoanense.”

Discursando, Nalini avaliou como um privilégio inaugurar um edifício nas dimensões do novo Fórum numa “fase que já foi preocupante, passou a ser crítica, passou a dramática e hoje parece se anunciar uma fase trágica da república brasileira. Estamos apenas iniciando uma crise sem precedentes, política, financeira, econômica, derivada de uma crise moral”, disse. “Estamos desenvolvendo uma tendência perigosa de uma população extremamente dependente do Estado, acreditando que este seja uma ‘mãezona’, uma babá que deve prover deste o pré-natal até moradias com linha branca e todos os equipamentos necessários a um nível de vida que não é possível ainda ser conferido a cada brasileiro”, disse, destacando o apelo da mídia em relação ao consumo de bens.

Para Nalini, a crise e o desemprego deverão acentuar rompimentos de contratos, inadimplência, rupturas familiares e violência, e tudo terá reflexo no Poder Judiciário. Afirmou que São João deve sim comemorar o edifício novo, mas ninguém deve ter ilusão de que as coisas serão resolvidas facilmente. “Entraremos num período preocupante em que cada um deverá dar um pouco mais, não bastará o exato cumprimento do dever, para que a república chegue ao status que almejamos e merecemos.” Para ele, as pessoas também devem conhecer e praticar seus deveres.

O presidente do TJ relembrou as origens de São João, apontando que ela se converteu em notável polo de progresso protegido pela Mantiqueira, sendo hospitaleira, e citou trechos do hino municipal. “Quem aqui chega não quer mais ir embora”, resumiu.

O novo Fórum “Plínio Barreto” é localizado na Avenida Doutor Octávio da Silva Bastos, 2.150, Jardim Nova São João.