Hoje é 27 de abril de 2024. Bem vindo! End.: Rua Antonina Junqueira, 195-A (2º andar) Centro, São João da Boa Vista-SP | CEP 13870-902 | Fone: (19) 3634-4111 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h | imprensa@camarasjbv.sp.gov.br

16/07/2015
Comissão de Segurança leva vereadores a São Paulo em busca de melhorias

Cerca de 25 vereadores da Comissão de Segurança da Média Mogiana, que engloba 16 municípios da Região de Governo de São João da Boa Vista, estiveram nesta quarta-feira na Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), na Capital Paulista, onde protocolaram ofícios solicitando melhorias aos municípios. Os parlamentares foram recebidos pelo secretário-adjunto da SSP, Mágino Alves Barbosa Filho, e pelo coordenador de assessoria parlamentar, Armando Luiz Rovai.

Por São João, participaram o presidente da Câmara, Claudinei Damalio; o presidente da comissão, Gérson Araújo; e o primeiro secretário da comissão, Fernando Betti. Também estiveram na comitiva vereadores de Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

A comissão protocolou solicitações de reativação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), aumento no efetivo da Polícia Militar, Bases Comunitárias para os distritos de Mococa e Casa Branca; e patrulhamento rural para Divinolândia, Tambaú, Aguaí e Casa Branca.

O secretário-adjunto informou aos vereadores que novos concursos e cursos de formação continuam sendo realizados para reforço dos efetivos policiais no Estado. Explicou que, em face do momento econômico do país, a SSP não dispõe de meios para resolver todas as demandas apresentadas, mas adiantou que a Polícia Militar deverá ter mais 10 mil profissionais dentro de um ano e meio.

Mágino também disse que a reengenharia feita na Polícia Civil pode ser avaliada novamente se o assunto for levantado pelo Poder Legislativo. No entanto, ponderou que os Municípios devem compreender que nem sempre o remanejamento de uma delegacia implica em prejuízos à população. E garantiu que a SSP compreende a preocupação das Câmaras Municipais.

Fernando Betti disse que a necessidade de deslocamentos até unidades policiais distantes para registros de ocorrências causa dificuldades à população e que há significativas atuações do tráfico de drogas no Interior do Estado, atingindo os Municípios.

O presidente da Câmara de Mococa, Luiz Braz Mariano, ressaltou que já foram feitas 8 reuniões entre os membros da comissão, que tem o propósito de representar a população regional. Para ele, a SSP precisa agir para que a violência de grandes cidades não atinja os municípios menores.

O presidente da Câmara de Tambaú, Luis Fernando Viana Neves, explicou que o trabalho a favor da segurança pública está sendo realizado de forma incisiva nos Municípios, onde as carências são mais percebidas. Pontuou que as reuniões prévias contaram inclusive com técnicos e enfatizou que as soluções precisam de um olhar regional.

O secretário-adjunto encaminhou os ofícios para protocolo e informou que nova reunião será marcada para dar sequência ao diálogo com a comissão.

IML

O presidente da Câmara sanjoanense, Claudinei Damalio, e o vereador Gérson Araújo também protocolaram na SSP ofício solicitando, com urgência, envio de um médico legista para atuar no Instituto Médico Legal (IML) de São João. No documento, lembram que a previsão informada em novembro de 2013 pela direção do IML era que a demanda estaria resolvida até abril deste ano, o que não ocorreu, conforme o ofício.