Hoje é 20 de abril de 2024. Bem vindo! End.: Rua Antonina Junqueira, 195-A (2º andar) Centro, São João da Boa Vista-SP | CEP 13870-902 | Fone: (19) 3634-4111 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h | imprensa@camarasjbv.sp.gov.br

22/06/2015
COMISSÃO DE SEGURANÇA DELIBERA COM MUNICÍPIOS EM S. CRUZ DAS PALMEIRAS

22/06/15 – A Comissão de Segurança da Média Mogiana realizou na noite de sexta-feira (19/06) sua reunião de junho, na Câmara de Santa Cruz das Palmeiras, englobando os 16 municípios da Região de Governo de São João da Boa Vista. A Câmara sanjoanense esteve representada por Gérson Araújo, presidente da comissão; Fernando Betti, primeiro secretário; e Roberto Campos.

Os participantes apontaram necessidade de ampliação do patrulhamento rural e do efetivo das polícias Militar e Civil, interesse na criação de Guardas Municipais e necessidade de combater excessos de álcool e drogas, além de abuso sexual infantil.

Gérson avaliou que a comissão já tem conseguido resultados, como melhorias à segurança pública em Divinolândia. Em breve, os membros vão formalizar pedido de uma nova Vara da Justiça para Santa Cruz das Palmeiras.

Os membros definiram uma visita a São Paulo, em julho, para levar pessoalmente à Secretaria Estadual de Segurança Pública várias demandas tratadas nos últimos encontros. Em função disso, a próxima reunião ordinária será realizada em 12 de agosto, às 19h, na Câmara de Santo Antônio do Jardim.

Cidades e desafios

A assembleia foi dirigida pelo presidente da Câmara de Santa Cruz das Palmeiras, Edílson Luís Voltarelli (Lira). Representantes de vários municípios deram sugestões. O presidente da Câmara de Divinolândia, Benedito Passoni, solicitou reforços na segurança e construção de um fórum distrital.

O mesmo pleito foi defendido pelo vereador Adilson Rodrigues, de Tapiratiba, para não depender dos trabalhos realizados em Caconde, além da instalação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e de veículos para equipar Guardas Municipais (GMs) da região.

A questão das GMs também foi levantada pelo comandante da unidade em Santa Cruz das Palmeiras, Mário Jesus Marcienta, que apontou necessidade de novos equipamentos e cursos aos guardas. Nesse sentido, foi apontada possibilidade de uma capacitação em conjunto para diversas GMs, poupando recursos.

A presidente da Câmara de Tapiratiba, Ana Roberta de Oliveira, se colocou à disposição para ajudar, com informações e contatos, municípios que tenham interesse na criação de GM. A vereadora Ivone Ribeiro, de Itobi, sugeriu a criação de uma GM naquela localidade, chamando atenção para o fato de os vigias não possuírem viaturas em alguns dias da semana.

O vereador Antônio Benedito Ferreira, de Casa Branca, solicitou uma base móvel, por conta de ocorrências em localidades como Lagoa Branca e Venda Branca.

O presidente da Câmara de Tambaú, Luis Fernando Viana Neves, explicou que o trabalho da comissão já resultou em melhoria no efetivo policial, mas pediu mais policiais civis e patrulhamento na zona rural.

Roberto Campos, de São João, elogiou o caráter prático e mobilizador da Comissão de Segurança da Média Mogiana.

São João da Boa Vista