Hoje é 28 de março de 2024. Bem vindo! End.: Rua Antonina Junqueira, 195-A (2º andar) Centro, São João da Boa Vista-SP | CEP 13870-902 | Fone: (19) 3634-4111 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h | imprensa@camarasjbv.sp.gov.br

24/09/2014
Vereadores discutem sobre vinda de UTI Neonatal para São João da Boa Vista

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 22, foi discutido na Câmara Municipal o que há muito tempo vem sendo uma luta pelos Vereadores: a implantação de uma UTI Neonatal na cidade de São João da Boa Vista. Dr. Ademir expôs na Tribuna seu posicionamento em relação à possível vinda dessa UTI e os demais Vereadores debateram a importância desse acontecimento para toda a região.
O Vereador ressaltou que o Projeto dessa UTI existe desde 2005 e que estão buscando novas alternativas para que isso se concretize futuramente.
“Em 2006 trabalhamos nessa parte: colocamos pediatras nos PSF’s, montamos uma equipe de pediatria no pronto socorro, aumentamos o horário do raio-x e do laboratório, montamos uma equipe de plantonistas, tudo isso dentro da área da saúde. No ano de 2007, tivemos uma nova reunião na Prefeitura pra discutir sobre isso. E na época um colega, também Vereador, apresentou ideia sobre o Centro Oncológico, então, tivemos que escolher entre o Centro Oncológico e a UTI. Naquele momento decidimos pelo Centro Oncológico, que foi inaugurado em março de 2008 e se tornou um centro regional”, relatou o Vereador.
Em 2011 foi implantada a Rede Cegonha que é um programa para melhorar o atendimento pré-parto, parto e pós- parto, onde o município recebe verbas mensais.
“Tivemos a grata surpresa quando inauguraram a Rede Cegonha, essa rede foi uma grande perspectiva para a UTI. Mas, e como está a situação de São João atualmente? Conversei com o diretor da DRS 14 e temos uma verba aprovada para a UTI Neonatal e para a Unidade de Cuidados Intermediários. Aí que vem a parte do Vereador, que é a cobrança dessa verba’’, ressaltou o Edil.
Na discussão, também foram apresentados problemas referentes à Santa Casa de Misericórdia ‘’Dona Carolina Malheiros’’ que dificultam a chegada de uma UTI Neonatal.
Segundo o Presidente da Câmara, Claudinei Damalio, o Parlamento da Mogiana também está se esforçando em buscar recursos para mais essa conquista. Na última reunião, o Parlamento esteve com o coordenador de Saúde do Estado de São Paulo, Afonso Viviane Jr, e o mesmo apresentou as Planilhas, as quais indicaram que a verba necessita ser liberada pelo Governo Federal para que o projeto tenha continuidade.
O Vereador Leonildes Chaves concluiu ‘’ A UTI vai funcionar com essa verba. Então na realidade precisamos nos unir e cobrar em benefício da população’’.