30/06/2016
Geógrafa Maria Adélia de Souza recebe da Câmara Municipal o Título de Cidadã Sanjoanense

O Poder Legislativo entregou na noite desta quarta-feira (29/06/16) o Título de Cidadã Sanjoanense à geógrafa Maria Adélia Aparecida de Souza, em solenidade realizada no auditório da Unifae. A sessão foi presidida pelo vereador José Cláudio Ferreira (Claudinho), vice-presidente da Câmara Municipal. Participaram os vereadores Fernando Betti, autor da honraria; Claudinei Damalio, Gérson Araújo, Marco Antônio da Silva (Mixirica) e Roberto Campos.

A mesa solene foi composta por (na foto, a partir da esquerda): diretor municipal de Cultura e Turismo, Beto Simões; reitor da Unifae, Francisco Arten; Maria Adélia; Claudinho; prefeito municipal, Vanderlei Borges de Carvalho; e vice-reitora da Unifae, Maria Helena Cirne de Toledo. Docentes e alunos da Unifae, familiares e amigos da homenageada e diretores da Prefeitura prestigiaram a cerimônia.

Maria Adélia é natural de Espírito Santo do Pinhal, mas desde a infância morou em São João da Boa Vista. É graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo e doutora em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbonne, França). Neste ano, esteve diversas em São João para conhecer os estudos e diagnósticos do Plano Diretor, participando de reuniões na Prefeitura. Como voluntária, está colaborando com a equipe técnica para aprofundar o diagnóstico sobre o município, contribuindo com as discussões para o futuro da cidade, com o Plano São João 2050 e o Plano Diretor que está sendo elaborado.

A nova cidadã sanjoanense é professora titular aposentada da USP, mas continua a trabalhar no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana. Dentre dezenas de estudos, é autora da primeira Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Brasil, da Primeira Política de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo e de diversos livros, além de catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon (França). Ocupou importantes cargos, como prefeita da USP, coordenadora da Ação Regional da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, chefia de gabinete do Reitor da USP e Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Latino-americana.

Fotos: Thárcio de Luccas