24/05/2016
Vereadores debatem projeto para destinação de recipientes, aprovam medalha e entregam homenagens

Na 15ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (23/05/16), a Câmara Municipal de São João da Boa Vista aprovou em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo 010/2016, de autoria do vereador Luís Carlos Domiciano (Bira), que concede a Medalha de Mérito Cívico 24 de Junho a Paulo César de Souza (Paulinho Sguassábia).

Em primeira discussão, os vereadores analisaram o Projeto de Lei do Legislativo 094/2015, de autoria do presidente da Casa, vereador Ademir Boaventura. A matéria tem o intuito de proteger o meio ambiente, por meio do controle da destinação de recipientes de vidro, plástico e alumínio. O próprio autor apresentou emenda modificativa ao texto. Reberson Menezes, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pediu vista do projeto por uma semana para analisar mais a fundo tanto a emenda quanto o texto da matéria.

Comissões

Após análise do Regimento Interno e diálogo com os vereadores e com a procuradoria do Legislativo, o presidente Ademir informou que o vereador Marco Antônio Oliveira Rocha da Silva (Mixirica) passa a fazer parte das comissões permanentes de Ética e Decoro Parlamentar e também de Assuntos Relacionados aos Servidores Públicos Municipais. Prevaleceu o entendimento de que as vagas nas comissões pertencem aos partidos políticos, de forma que tenham garantida sua representatividade na Câmara. Como Leonildes Chaves Júnior era membro das duas mencionadas comissões e foi afastado da vereança por determinação judicial, Mixirica passa a integrá-las.

Quanto à função de vice-presidente do Legislativo, que também era ocupada por Chaves, o presidente comunicou, após diálogo com vereadores, que nova eleição deverá ser feita impreterivelmente na próxima sessão ordinária, por se tratar de afastamento de parlamentar com base em decisão judicial.

Homenagem

No intervalo da sessão, foram entregues homenagens a 3 estudantes de 5º ano de escolas municipais que se destacaram no projeto Repórter Teen News 2016, promovido pelo jornal Extranews em parceria com o Departamento Municipal de Educação. O objetivo é promover a educação e incentivar os jovens a conhecer a realidade de seus bairros, somando esforços para consolidação da cidadania. Vários vereadores fizeram uso da palavra, parabenizando o departamento de Educação e o diretor do jornal, José Geraldo Aliende Costa (Bolinha) pela iniciativa. Os parlamentares ressaltaram a importância de valorizar a educação e a participação dos estudantes.

A primeira colocada foi Júlia Helena Borelli de Aguiar, do 5º ano B da Emeb José Peres Castelhano, que trabalhou o tema “O Corpo de Bombeiros - Os verdadeiros heróis”. Em segundo lugar ficou Gabrielli Ferrante da Silva, do 5º ano B da Emeb Professor Germano Cassiolato. Ela escreveu sobre o tema “Existe beleza no Rio Jaguari?”. E a terceira colocada foi Júlia Vitória Rodrigues, do 5º ano A da Emeb Sarah Salomão, que escreveu sobre o tema “Moradores e alunos da Emeb Sarah Salomão reivindicam melhorias para o Jardim das Tulipas”.

Poetisa

A Câmara recebeu também a visita do reitor da Unifae, Francisco de Assis Carvalho Arten, que falou sobre a poetisa sanjoanense Orides Fontela.

Fotos: Thárcio De Luccas