|
A pesquisa “O Jovem de São João da Boa Vista” realizada pela Agência de Desenvolvimento apresentou os resultados na terça-feira, dia 29 de março, na sala Múltiplo Uso do Theatro Municipal.
O evento contou com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, da assessora de Planejamento Amélia Queiroz, além de representantes de instituições de ensino, assistência social, entre outros.
A partir dos resultados, o público presente destacou que irá trabalhar, em suas respectivas áreas, para que os anseios dos jovens sejam atingidos.
A pesquisa foi aplicada em todas as 18 escolas de ensino médio da cidade, entre públicas e particulares, com alunos de 119 bairros. Ao todo, foram entrevistados 1.960 jovens entre 14 e 29 anos. Contudo, os jovens de 15 a 19 anos representaram mais de 90% dos entrevistados. Com isso, foi amostrado mais de 29% deste segmento da população, o que confere bastante confiabilidade aos dados.
Um dos destaques é o resultado da avaliação dos jovens sobre diferentes aspectos da cidade. Os aspectos melhores avaliados são os cursos técnicos e profissionalizantes, a qualidade de vida da cidade e as escolas e universidades. A diversão na cidade foi o item que recebeu a pior nota, seguida da oferta de emprego e áreas de lazer.
É a primeira vez que uma pesquisa nesta temática e com esta abrangência é realizada em São João. O material consiste em um importante instrumento para a gestão pública, instituições de ensino, entidades religiosas, comércio e outros setores que tenham relação direta ou indireta com o público jovem.
Entre os jovens participantes 28,21% estudam em escolas públicas e 71,79% em escolas particulares. Em relação a escolha de carreira e profissão 60,87% declararam ter escolhido a profissão, enquanto que 36,89% ainda não escolheram e 2,24% não responderam. As carreiras mais descritas foram as de médico, psicólogo, médico veterinário e advogado, totalizando 143 profissões descritas.
Os dados podem ser acessados por meio do link: www.saojoao2050.com.br/noticia/pesquisa-jovem-de-sao-joao-da-boa-vista
Mais informações sobre a pesquisa de jovens podem ser obtidas pelo telefone (19) 3633-3669.
Fonte e fotos: Prefeitura Municipal / www.saojoao.sp.gov.br
|
|