|
A Câmara Municipal de São João da Boa Vista aprovou, na 8ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (04/04/16), em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei do Executivo 010/2016. Ele autoriza a Prefeitura a conceder a servidores municipais R$ 120 referentes ao programa “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”, por sábado trabalhado.
Em discussão única, foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei do Executivo 011/2016, denominando Marize Aparecida da Silva Liparini a Rua 28 do loteamento Jardim Aurora.
Tribuna Livre
No espaço aberto pela Câmara aos cidadãos, o munícipe Helder Trota dos Reis Rodrigues criticou falta de lâmpadas no Jardim Europa e acessos, além do projeto da Prefeitura de instalar luminárias de LED em vias da região central, chamando atenção para carências da periferia. Ele pediu recape da estrada que leva ao bairro e reclamou de calor e falta de assentos para os usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Também passou pela Tribuna Livre a munícipe Célia Regina Verni, que criticou a recém inaugurada UPA e cobrou resolução por parte dos vereadores e da Prefeitura.
As falas dos munícipes levaram a vários apontamentos dos edis. Leonildes Chaves Júnior informou que o aparelho raio-x do antigo Pronto-Socorro estava quebrado e por isso pacientes precisavam ser encaminhados à Santa Casa. Chaves voltou a reclamar de dificuldades no acesso a informações da Saúde Municipal e exibiu imagens denunciando pane em equipamentos da Santa Casa.
Elenice Vidolin cobrou liberdade para os parlamentares e criticou a demissão do vereador médico José Eduardo dos Reis da UPA, assim como a saída dele da função de liderança do prefeito na Câmara. Segundo ela, todos têm direito de se expressar de forma democrática. Elenice informou ter recebido correspondência contendo cópia de uma ata de reunião da Santa Casa. Ela leu o documento, em que o autor, não informado, questiona a responsabilidade real pela dívida do hospital.
Claudinei Damalio sugeriu uma Moção de Repúdio endereçada ao prefeito, à diretora de Saúde e à empresa que gerencia a Saúde em São João, em razão da demissão de José Eduardo. O pedido foi aprovado por unanimidade. Claudinei também relatou que esteve na UPA acompanhado do edil Raimundo Rui (Rui Nova Onda) e, no entendimento de Claudinei, a UPA não tem condições de atender a população, sendo que pacientes aguardavam no chão, fora da unidade.
João Henrique Consentino apontou inversão de prioridades, criticando a reforma do Centro de Integração Comunitária (CIC) em momento de crise econômica. De acordo com ele, escolas enfrentam falta de mistura na merenda e faltam médicos em unidades de saúde. João Henrique também pediu envio de ofício à Prefeitura para saber quanto o Executivo investiu em publicidade desde 2013.
O presidente da Câmara, médico Ademir Boaventura, afirmou que a Saúde Municipal vive momento de transição, com a saída, em breve, da empresa que gerencia o setor. Disse que sempre foi contra a terceirização, defendendo realização de concursos públicos na área médica.
Gérson Araújo apresentou a Indicação 092/2016, pedindo à Câmara que envie ofício à Prefeitura indicando o presidente Ademir Boaventura para fazer parte da força-tarefa da Santa Casa, como representante do Poder Legislativo. O documento de Gérson foi aprovado pelos vereadores.
--
Assessoria de Comunicação Social
Câmara Municipal
Fotos: Thárcio De Luccas
|
|