10/09/2015
Comissão de Segurança da Média Mogiana debate com autoridades em Divinolândia







A Comissão de Segurança da Média Mogiana, que abrange os 16 municípios da Região de Governo de São João da Boa Vista, realizou na noite desta quarta-feira (09/09), na Câmara Municipal de Divinolândia, sua nona reunião, com a presença de aproximadamente 40 participantes, que se dispuseram a debater soluções e melhorias para a segurança da população.

Presidida pelo vereador sanjoanense Gérson Araújo, a comissão teve a mesa de trabalhos formada também pelo prefeito de Divinolândia, Ismar Ernani de Oliveira; presidente do Poder Legislativo, Benedito Passoni; comandante da Polícia Militar no município, sargento Nelson Alves da Rosa Júnior; e comandante do Corpo de Bombeiros de São José do Rio Pardo, que abrange Divinolândia, sargento Edivaldo Loriano. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São João, Claudinei Damalio.

Gérson informou que prossegue o projeto para construção de uma escola de formação de soldados da Polícia Militar em São João, para atender a área do 24º Batalhão da PM, o que poderia garantir a permanência de um novo contingente na cidade. O projeto foi readequado e teve o orçamento reduzido para cerca de R$ 900 mil, o que deverá impulsionar a obra.

No que se refere ao tráfico de drogas em várias cidades, entre as sugestões apontadas está a utilização do canil da PM em operações antidrogas. Gérson mencionou uma recente grande apreensão de maconha em Águas da Prata, o que pode evidenciar a migração do crime para o Interior e a presença da região na “rota caipira” do tráfico.

O próximo encontro da comissão será realizado no dia 9 de outubro, às 19h, no Legislativo de São João.



Pedidos na SSP

O presidente da Câmara de Tambaú, Luis Fernando Viana Neves, solicitou aos vereadores que não retrocedam na defesa de seus pleitos, formalizados em julho na Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), na Capital Paulista, ainda que o atendimento do órgão na ocasião não tenha sido o considerado ideal por diversos parlamentares. Informou que vai se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, em busca de novas conquistas para a segurança de seu município e que os edis de Tambaú estão abertos a contribuir com a região.



Reivindicações

Antônio Benedito Ferreira, de Casa Branca, relatou novos furtos ocorridos no município e voltou a pedir uma Base Comunitária da PM para os distritos de Lagoa Branca e Venda Branca.

O vereador anfitrião Paulo Aurilliette sugeriu que os vereadores da região levem as demandas aos deputados com os quais mantêm contato frequente, o que poderia auxiliar na obtenção dos resultados. Ele agradeceu à comissão pelas conquistas já atingidas.

Também anfitrião, Julio César Pereira destacou a relevância da prática esportiva na prevenção de crimes, analisando que essas iniciativas, lamentavelmente, estão perdendo espaço.

José Luiz Furtado, de Tambaú, ressaltou a importância do aprimoramento e expansão de trabalhos com jovens, com vistas à prevenção ao consumo de drogas, evitando envolvimento em delitos.

Marcos Antônio Evangelista, de Tapiratiba, solicitou efetivo policial feminino, explicando que as policiais poderiam abordar mulheres em diversas situações, inclusive no que se refere a ocorrências com entorpecentes. Segundo ele, atualmente Tapiratiba não dispõe de policiais do sexo feminino. Outra reivindicação é a visita, ao menos uma vez por mês, da viatura da Força Tática, que leva policiais de fora da cidade para o patrulhamento. Gérson Araújo informou que vai oficiar o 24º Batalhão da PM.

Mauro Faconi, de Caconde, relatou perturbação do sossego e ocorrências envolvendo som alto, pedindo ajuda à comissão.



Análise da polícia

O sargento Nelson Júnior parabenizou a comissão pelos resultados já alcançados e destacou a importância da segurança primária, que cabe principalmente à população, que deve tomar medidas simples para evitar furtos e roubos – não deixar veículos e residências destrancados, não deixar chaves em portas e interior de veículos, avisar a PM sobre a presença de desconhecidos nos bairros etc.

O sargento Edivaldo Loriano chamou atenção para o aumento da violência e para o fato, segundo ele, de que o efetivo do Corpo de Bombeiros foi reduzido nos últimos 15 anos, o que pode afetar os serviços voltados à população paulista.



Conquistas

O prefeito Ismar discursou sobre a importância da segurança pública, que também é dever do Estado e da União, e parabenizou a comissão e a Polícia Militar, colocando-se à disposição. O presidente da Câmara Municipal de São João, Claudinei Damalio, também felicitou a Comissão de Segurança e os vereadores engajados na busca de mais segurança aos cidadãos da região.



---
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal

[ Voltar ]