|
03/06/15 – Os vereadores de São João da Boa Vista estão participando, desde maio, das reuniões promovidas pela Prefeitura para revisão do Plano Diretor, que visa a planejar o desenvolvimento equilibrado do município para os próximos 35 anos. O chefe do Executivo, Vanderlei Borges de Carvalho, explicou a importância estratégica dos encontros e abriu os trabalhos.
Nesta terça-feira, a reunião foi dirigida ao setor 3, que compreende loteamentos como Jardim Monte Verde, Terras de São José, Vale do Prata e Morro Azul, na zona leste. Do Legislativo, participaram o presidente da Câmara, Claudinei Damalio, Antonio Aparecido da Silva (Titi), José Cláudio Ferreira (Claudinho), Luis Carlos Domiciano (Bira) e Odair Pirinoto.
Claudinei ressalta a importância estratégica das reuniões, classificando a revisão do Plano Diretor como fundamental para os próximos anos. “É muito importante a população participar, é com ela que fazemos um bom plano, que é vital diante desse crescimento da cidade que estamos vendo no dia a dia. São João está crescendo desordenadamente e por isso a população precisa participar mais. Já vemos muitas pessoas participando e fazendo suas reivindicações”, afirma.
Na avaliação de Titi, que só se ausentou de uma reunião até o momento, trata-se de um processo democrático de ouvir a população para planejar bem a cidade para as próximas gerações. “As reuniões são importantes, algumas têm bastante gente, outras, menos”, conta. Numa fase posterior, as informações colhidas pela Prefeitura serão enviadas à Câmara. “Temos nossas ideias de vereadores, eu conheço bem a cidade inteira, pelo tempo de vereança, então chegando o subsídio que o Executivo está colhendo, teremos mais condições de trabalhar para um projeto enxuto e dinâmico, que possa realmente fazer com que a cidade cresça ordenada, sem qualquer tipo de atropelo. Não podemos deixar que cresça de qualquer maneira. Temos exemplos no Estado que cresceram de qualquer maneira e já não tem como consertar. Hoje temos enchente no Córrego São João, difícil de resolver. Talvez lá atrás, se tivesse tido planejamento melhor, isso não ocorresse hoje. Então temos que fazer o melhor, para que não aconteçam problemas desse nível em São João no futuro”, completa Titi.
Para Claudinho, o debate em torno do Plano Diretor é um momento único. “O plano está sendo dividido com a população, por isso é um momento ímpar. Nunca vi na história da Prefeitura um Plano Diretor tão bem elaborado, com comprometimento do Executivo, que está dividindo a responsabilidade com a população, de forma didática, se reunindo com os bairros para tentar levar melhorias. Devemos convocar a população a participar, porque talvez não tenhamos outra oportunidade como esta. A população deve vir.”
O vereador Bira também ressalta o espaço dado à população. “Temos que parabenizar o prefeito pela atitude de trazer a população para discutir o Plano Diretor. Em outras vezes, tinha pouco espaço para as pessoas. E parabenizar a população que vem, porque é importante a gente saber do povo. Pelo que vi em reuniões anteriores, nos bairros novos falta correio, escola e creche, mas isso já está sendo providenciado. Nos bairros antigos, as reclamações são de segurança e iluminação. Estão sendo trocadas lâmpadas amarelas por brancas, será importante para segurança e mais qualidade de vida. No Bairro Alegre, por exemplo, foram relatados problemas com cavalos e falta de pulverização contra dengue. E no Pedregulho informaram sobre falta de reforma no posto de saúde, na escola e áreas de lazer”, conta Bira.
Para Odair, as reuniões facilitam o acesso do povo aos eleitos. “São muito importantes. O povo às vezes não tem acesso aos vereadores, ao prefeito, não tem o caminho correto. Aqui, é um jeito de a gente vir aos bairros, estar presentes e fica mais fácil ao povo pedir. O plano é fundamental para os próximos 10 anos pelo menos. Talvez a gente não consiga fazer agora, mas fica na programação para realizações futuras. Então é muito importante, as pessoas estão achando muito eficiente a forma de trabalho, está sendo muito bem aceito pela população.”
A reunião atraiu moradores como o aposentado Fausto Gimenes, do Terras de São José. “Decidi vir para tentar melhorar a qualidade de vida do bairro, que é novo. Ainda falta muita coisa e poucas pessoas estão participando para melhorar. Muitos constroem para ter lucro com venda de imóvel, poucos fazem para morar. Foi isso que me motivou, para que a nossa opinião fosse pelo menos ouvida. Eu participo de algumas redes sociais e escrevo o que vejo de errado em meu bairro. Em todos esses grupos sociais escutamos os outros e damos opinião. As pessoas querem melhorar cidade, mas não adianta só falar num blog e não participar de uma reunião em que as pessoas podem mudar alguma coisa”, avalia.
---
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal
|
|