|
21/05/15 – A Câmara Municipal participou, na noite desta quarta-feira, de audiência pública promovida pelo Ibama para apresentar e discutir o projeto de instalação de linhas de transmissão de energia elétrica na região da Serra da Paulista. O “linhão” vai transportar energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, à região Sudeste do Brasil. O traçado passa por São João da Boa Vista.
O evento foi realizado no Theatro Municipal. Estiveram presentes os vereadores Claudinei Damalio, presidente do Legislativo; Antônio Aparecido da Silva (Titi), Elenice Vidolin, João Henrique Consentino, José Cláudio Ferreira (Claudinho), Odair Pirinoto, Raimundo Rui (Rui Nova Onda) e Reberson Menezes, além do prefeito de São João, Vanderlei Borges de Carvalho, e autoridades.
O prefeito lembrou que encaminhou um projeto de lei à Câmara, que o aprovou, protegendo a Serra da Mantiqueira de atividades que incluem linhas de transmissão. Segundo Vanderlei, os responsáveis pelo empreendimento terão de procurar traçados alternativos.
De acordo com a Prefeitura, o chefe do Executivo afirmou que a Serra é o principal símbolo paisagístico da cidade e que o trajeto proposto atualmente produzirá impactos negativos e irreversíveis em relação a este atributo. “Todos os estudos técnicos e as manifestações populares, bem como os subsídios legais, nos indicam que este empreendimento não deve passar pela Serra da Paulista ou por zonas residenciais. Cabe à empresa identificar outro trajeto para que possamos encontrar uma solução”, disse.
Integrantes das empresas Cantareira Transmissora de Energia, Elecnor e Ecology apresentaram o projeto, os diferentes traçados propostos até o momento para passagem dos cabos e propostas de redução e controle dos impactos ambientais.
A Cantareira conquistou o lote F de um leilão de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em maio de 2014. O lote é composto por um circuito duplo de linhas de transmissão, que percorre 328 quilômetros entre as subestações de Estreito, na cidade de Ibiraci (MG), e Fernão Dias, em Atibaia (SP).
Na segunda parte da audiência, participantes puderam fazer perguntas e questionaram a necessidade do empreendimento na região da serra, ressaltando a biodiversidade e a importância do cenário natural para São João e região.
De acordo com a Prefeitura, todos os documentos protocolados na audiência, bem como as sugestões dos munícipes, serão inseridos no processo e analisados pelo Ibama, que decidirá se concede ou não a licença prévia que permitirá à Cantareira Transmissão de Energia iniciar as obras do linhão.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal
|
|