|
12/05/15 – A Câmara Municipal de São João da Boa Vista recebeu na manhã de segunda-feira 29 alunos de 5 escolas estaduais. Eles buscam vagas no programa Parlamento Jovem Brasileiro e visitaram o Legislativo para conhecer um pouco da produção de leis.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e representa uma oportunidade para que jovens conheçam e experimentem, durante 5 dias, a jornada de trabalho de deputados federais em Brasília. A proposta é oferecer a alunos de escolas públicas e privadas a vivência no processo democrático, com participação numa jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos tomam posse e atuam como deputados jovens.
Segundo a orientadora voluntária Maria Umbelina Ferreira, estudantes de São João vão exercer a democracia participativa elaborando projetos de lei de nível nacional. Dessa forma, vão concorrer a vagas para participar da jornada em Brasília. “A importância é vivenciar o cotidiano de parlamentar, para fazer política de boa qualidade”, afirma.
Para a diretora da Câmara, Juliana Silva Gião, a participação do jovem na política ajuda a definir os adultos que serão no futuro. “A democracia só funciona quando o povo participa de tudo que está sendo realizado. Política não é só corrupção, desvio de verba, algo ruim. Temos que afastar essa ideia errada e fazer cidadania, ou seja, participar, se envolver em temas como saúde e educação. Não adianta ficar reclamando de braços cruzados. Como o administrador sabe se o povo está satisfeito? É preciso levar os problemas aos governantes e isso começa nessa fase jovem”, analisa.
Os participantes pretendem elaborar projetos de lei voltados a saúde, educação e esportes. O presidente da Câmara, Claudinei Damalio, avaliou a visita como importante. “É interessante que conheçam o Legislativo local, já que estão tentando vagas para o Parlamento Jovem, para ver um pouco do nosso trabalho e o que fazem os vereadores de São João.”
Os alunos têm entre 16 e 18 anos e estão no 2º e 3º anos do Ensino Médio, nas escolas Professora Anésia Martins Mattos, Monsenhor Antonio David, Coronel Joaquim José, Doutor Teófilo Ribeiro de Andrade e Padre Josué Silveira de Mattos. Para o Estado de São Paulo há 11 vagas em disputa.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal
|
|