|
Estamos numa época que a transparência é exigida em todos os canais, sejam eles políticos, jornalísticos ou empresariais. A nossa vida transparece nos sites sociais, como o face ou twitter, de maneira quase que integral.
A Câmara Municipal de São João da Boa Vista sempre teve esta percepção de proporcionar à população transparência em suas ações, além da liberdade de expressar seus anseios e expectativas com relação a seus representantes.
Temos o site da Câmara Municipal onde todos os acontecimentos são noticiados e disponibilizados à população, inclusive a parte financeira.
O Facebook tem sido outro braço de divulgação deste Legislativo, pois seus seguidores compartilham e são curtidores de todos os posts.
O 0800 também é um canal de comunicação que a população pode se utilizar para entrar em contato com os Vereadores.
A transmissão ao vivo das Sessões realizadas, tanto pela internet como pelo canal 11 da BVCI - TV a cabo.
A Tribuna Livre é um dos instrumentos que fazem parte dessa transparência. Os munícipes podem utilizar a Tribuna para manifestar suas opiniões e fazer reivindicações à Câmara Municipal na presença dos vereadores às segundas-feiras, dia da sessão ordinária.
Um exemplo contundente dessa transparência é a formação da CPI para analisar os problemas existentes na Saúde de São João.
A CPI instaurada nesta Casa de Leis, a princípio, foi atendendo a pedidos de manifestantes, de um grupo denominado Movimento “Acorda São João”. Lembrando que, apesar da manifestação, o grupo chegou na Casa inflado por tudo que estava acontecendo no País naquele momento e com uma pauta diversificada. Coincidentemente, naquela Sessão Ordinária, estava para ser ouvida a Diretora do Departamento de Saúde, Lia Bissoli, quando a plateia, presente no auditório, aderiu e abraçou os problemas existentes na saúde e apresentou, posteriormente, pedido de formação de CPI.
Era a última Sessão Ordinária a ser realizada antes do recesso do mês de Julho, e a tramitação do requerimento de pedido da CPI é determinada pelo Regimento Interno, assim por unanimidade dos Vereadores, a Câmara optou em aprovar este Requerimento com Urgência Especial, atendendo os anseios dos manifestantes para que essa CPI fosse instaurada antes do recesso.
Os membros da CPI, após serem nomeados, se reuniram para escolher seu presidente, ocorrendo tudo conforme determina o RI, sem mais nem menos, tudo às claras, tudo regimental e ao mesmo tempo, atendendo os anseios da população.
São alguns avanços realizados em 6 meses de Legislatura, mas existe a vontade expressa de avançar muito mais.
|
|